PROPOSTA PEDAGÓGICA

• Valores e Fundamentação Teórica

Estamos vivendo um momento histórico muito oportuno para reflexão e ação em prol das crianças. Já existe consenso de que o seu desenvolvimento inicial, ou seja, os primeiros anos de vida se referem a uma combinação entre os aspectos físico, mental, emocional e social, com o aprendizado ocorrendo em um período de grande vulnerabilidade e oportunidade.  Os processos ensino-aprendizagem têm sido considerados como alicerces das capacidades cognitivas e emocionais futuras. Para isso propomos uma escola voltada para uma pedagogia de linha sócio interacionista e construtivista, através da elaboração de projetos interdisciplinares, utilizando como referência, teóricos e educadores como Jean Piaget, Vigotsky e Howard Gardner, defensor da teoria das Inteligências Múltiplas.

• Ambientes escolares

Acreditamos que cabe a escola organizar, adequar e criar climas e ambientes de trabalho estruturados e propícios, com base na proposta pedagógica e atrelados a estes, para tornar possível o trabalho cooperativo e o relacionamento saudável entre as pessoas. Para isso, propõe-se horário personalizado de atividades por turmas, através do sistema de rodízio das salas de aula, e com o intuito de oferecer variados recursos voltados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

• Metodologia

A linha metodológica deve passar pelas vias que levam ao conhecimento, não só compreendendo como ele se constrói, mas verificando também como se pode ajudar a construí-lo. Desta maneira, a escola se volta para a pedagogia sócio construtivista, onde os alunos aprendem a descobrir por si mesmos,  em parte através de sua própria atividade espontânea, em parte através do material preparado por eles, e onde existe uma harmonia entre mediador e o construtor do conhecimento. Queremos uma escola que garanta ao educando o desenvolvimento pleno de sua capacidade de pensar, partindo da interpretação do meio em que vive e, mais do que ensinar conhecimentos, deve proporcionar aprendizagens que garantam ao aluno o desenvolvimento das competências e potencialidades, visando sua formação integral, isto é, um cidadão que pensa, vê, sente, observa, experimenta, critica, cria, recria, decide, atua e seja sujeito de sua história de vida, constituído de vários saberes e experiências.

• Compromisso com o Meio Ambiente

A educação que se pretende nesta faixa etária, tem como princípio básico o desenvolvimento do ser integral, levando-o a enxergar-se como um ser que valoriza a sua cultura, suas raízes, de maneira cooperativa e para que compreenda a importância da preservação do Meio Ambiente. Através de objetivos próprios, bem definidos e coordenados, mantêm-se atividades de reutilização de materiais, saídas de estudo de meio, manutenção de composteira e horta como princípios de trabalho básicos e que garantem o aluno construtor e participante social ativo.