As pequenas ações diárias de cada cidadão somadas é que fazem diferença para que uma sociedade caminhe na direção de um mundo mais justo e ambientalmente equilibrado. A melhor maneira da escola ensinar sobre desenvolvimento sustentável é praticando-o. Por meio da vivência e do exemplo, o aluno é incentivado a pensar e agir de forma mais consciente e responsável. Para tanto o Raízes dispõe de ambientes diferenciados e práticas pedagógicas que envolvem toda a comunidade escolar.

LÂMPADAS DE LED

Lâmpadas de Led:

Todas as lâmpadas e refletores são de Led. São mais econômicas, frias e geram menos manutenção.

Esse é o tipo de lâmpada mais econômico da lista:  80% mais econômica que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. Com uma média de até 25.000 horas de vida útil, uma lâmpada de LED de 10W ilumina um ambiente com a mesma intensidade de uma lâmpada incandescente de 60W ou uma fluorescente de 15W.

RAMANESCENTE DE VEGETAÇÃO NATIVA

Remanescente de vegetação nativa:

Nos fundos da escola existe uma área de preservação permanente que faz divisa com o rio Boiçucanga. Uma pequena trilha é utilizada para estudos do meio. Diversas espécies nativas estão espalhadas pela escola melhorando o conforto térmico. O convívio integrado a ambientes naturais, proporciona uma agradável sensação de relaxamento que facilita o aprendizado.

VENTILAÇÃO NATURAL CRUZADA

Ventilação natural cruzada:

Janelas amplas dos dois lados ajudam a ventilar os ambientes propiciando economia de energia e diminuição da temperatura para os ocupantes.

CAPTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

Iluminação natural:

Janelas amplas que propiciam grande entrada de luz diminuindo o uso de iluminação artificial.

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

Captação de água da chuva:

A captação e armazenamento de água da chuva promovem economia de água tratada. A água da chuva é utilizada nos vasos sanitários, irrigação de jardim e lavagem de pátios e estacionamento.

Vasos sanitários de dois estágios e torneiras com fechamento automático:

Os vasos sanitários possuem dois estágios, com menor e maior uso de água dependendo da utilização. As torneiras são de fechamento automático. Esses procedimentos geram economia de água.

TRATO DE RESÍDUOS:

Trato de resíduos:

Composteira e uso de minhocário para transformar os restos orgânicos e folhas em composto orgânico para a horta e jardim. Separação de lixo reciclável. A escola também funciona como um Ecoponto de recepção de pilhas e óleo de cozinha.