As pequenas ações diárias de cada cidadão somadas é que fazem diferença para que uma sociedade caminhe na direção de um mundo mais justo e ambientalmente equilibrado. A melhor maneira da escola ensinar sobre desenvolvimento sustentável é praticando-o. Por meio da vivência e do exemplo, o aluno é incentivado a pensar e agir de forma mais consciente e responsável. Para tanto o Raízes dispõe de ambientes diferenciados e práticas pedagógicas que envolvem toda a comunidade escolar.

Energia Solar

A captação de energia solar por meio de painéis solares é uma tecnologia cada vez mais adotada em todo o mundo. Esses painéis, compostos por células fotovoltaicas, convertem a luz solar em eletricidade de forma limpa, renovável e sustentável. A instalação desses painéis em residências, empresas e até mesmo em grandes usinas de energia contribui significativamente para a redução da dependência de fontes de energia não renováveis, como o carvão e o petróleo.

Captação água de chuva

A captação e armazenamento de água da chuva promovem economia de água tratada. A água da chuva é utilizada nos vasos sanitários, irrigação de jardim e lavagem de pátios e estacionamento.

Vasos sanitários de dois estágios e torneiras com fechamento automático:

Os vasos sanitários possuem dois estágios, com menor e maior uso de água dependendo da utilização. As torneiras são de fechamento automático. Esses procedimentos geram economia de água.

Remanescente de vegetação nativa

Nos fundos da escola existe uma área de preservação permanente que faz divisa com o rio Boiçucanga. Uma pequena trilha é utilizada para estudos do meio. Diversas espécies nativas estão espalhadas pela escola melhorando o conforto térmico. O convívio integrado a ambientes naturais proporciona uma agradável sensação de relaxamento que facilita o aprendizado.

Trato de resíduos orgânicos

A compostagem é um processo natural e eficaz de reciclagem de resíduos orgânicos, como restos de comida, cascas de frutas e vegetais, aparas de grama e folhas. Ao transformar esses resíduos em composto orgânico rico em nutrientes, a compostagem não apenas reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, mas também produz um valioso fertilizante natural para o solo. Esse composto orgânico melhora a estrutura do solo, aumenta sua capacidade de retenção de água e nutrientes, e estimula a saúde das plantas.

Reciclagem

A reciclagem desempenha um papel crucial na preservação do meio ambiente e na gestão sustentável dos recursos naturais. Ao dar uma nova vida aos materiais descartados, a reciclagem reduz a necessidade de extração de matérias-primas virgens, minimizando assim a pressão sobre os ecossistemas naturais. Além disso, ao reciclar, diminuímos a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, reduzindo os impactos negativos sobre o solo, a água e o ar. A prática da reciclagem também contribui para a economia, criando empregos na indústria de reciclagem e estimulando a inovação em tecnologias mais eficientes e sustentáveis.