Muito se diz sobre ecologia e sustentabilidade nos dias de hoje e a Ciência e a Educação começam a colocar em ação alguns conceitos que devem contribuir realmente para uma mudança de atitude e valores. Na verdade, as pequenas ações diárias de cada cidadão somadas é que fazem diferença para que uma sociedade altere seu rumo e caminhe na direção de um mundo mais sustentável.

Diante de tal quadro, aceitamos o desafio de projetar e construir um Instituto de Educação que incorpora conceitos ecológicos em sua estrutura física. Teoria e prática devem andar juntas, sendo que a vivência diária com esses procedimentos promove a consciência ecológica dos alunos, multiplica os gestores da educação ambiental e traz qualidade de vida para todos.

Escolha do local e conservação da vegetação nativa:

O terreno foi escolhido por conter um remanescente de mata nativa (Área de Preservação Permanente) e fazer divisa com o rio Boiçucanga.

O edifício foi projetado e construído para se integrar à vegetação nativa existente no terreno. Esse contato

proporciona uma agradável sensação de relaxamento e conforto térmico.

Ventilação natural cruzada:

Janelas amplas dos dois lados e saída de ar quente pelo teto ajudam a ventilar os ambientes propiciando economia de energia e diminuição da temperatura para os ocupantes.

Captação de água da chuva:

A captação e armazenamento de água da chuva promovem economia de água tratada. A água da chuva é utilizada nos vasos sanitários, irrigação de jardim e lavagem de pátios e estacionamento.

Vasos sanitários de dois estágios e torneiras com fechamento automático:

Os vasos sanitários possuem dois estágios, com menor e maior uso de água dependendo da utilização. As torneiras são de fechamento automático. Esses procedimentos geram economia de água

Lâmpadas fluorescentes e Led:

São mais econômicas, frias e geram menos manutenção.

Iluminação natural:

Janelas amplas que propiciam grande entrada de luz diminuindo o uso de iluminação artificial.

Trato de resíduos:

Coleta seletiva, uso de minhocário para transformar os restos orgânicos e folhas em composto orgânico para a horta. A escola também funciona como um Ecoponto de recepção de pilhas e óleo de cozinha.