Muito se diz sobre ecologia e sustentabilidade nos dias de hoje e a Ciência e a Educação começam a colocar em ação alguns conceitos que devem contribuir realmente para uma mudança de atitude e valores. Na verdade, as pequenas ações diárias de cada cidadão somadas é que fazem diferença para que uma sociedade altere seu rumo e caminhe na direção de um mundo mais sustentável.
Diante de tal quadro, aceitamos o desafio de projetar e construir um Instituto de Educação que incorpora conceitos ecológicos em sua estrutura física. Teoria e prática devem andar juntas, sendo que a vivência diária com esses procedimentos promove a consciência ecológica dos alunos, multiplica os gestores da educação ambiental e traz qualidade de vida para todos.
Escolha do local e conservação da vegetação nativa:
O terreno foi escolhido por conter um remanescente de mata nativa (Área de Preservação Permanente) e fazer divisa com o rio Boiçucanga.
O edifício foi projetado e construído para se integrar à vegetação nativa existente no terreno. Esse contato
proporciona uma agradável sensação de relaxamento e conforto térmico.
Janelas amplas dos dois lados e saída de ar quente pelo teto ajudam a ventilar os ambientes propiciando economia de energia e diminuição da temperatura para os ocupantes.
A captação e armazenamento de água da chuva promovem economia de água tratada. A água da chuva é utilizada nos vasos sanitários, irrigação de jardim e lavagem de pátios e estacionamento.
Os vasos sanitários possuem dois estágios, com menor e maior uso de água dependendo da utilização. As torneiras são de fechamento automático. Esses procedimentos geram economia de água
São mais econômicas, frias e geram menos manutenção.
Janelas amplas que propiciam grande entrada de luz diminuindo o uso de iluminação artificial.
Coleta seletiva, uso de minhocário para transformar os restos orgânicos e folhas em composto orgânico para a horta. A escola também funciona como um Ecoponto de recepção de pilhas e óleo de cozinha.