Valores e Fundamentação Teórica

O respeito ao ser humano e a valorização das relações humanas em suas dimensões mais amplas são os principais valores da instituição. Isso inclui todas as pessoas e relações envolvidas: estudantes, docentes, equipe da escola, pais, familiares e cidadãos da comunidade.

A educação é uma ciência extremamente complexa e multifacetada que para ser compreendida e aplicável requer uma visão abrangente e aberta. Para tanto, utilizamos como referência os grandes teóricos e educadores como Piaget, Vigotsky, Freinet, Montessori, Paulo Freire e Anísio Teixeira, além das contribuições dos contemporâneos José Pacheco, Perrenout, Morin e Howard Gardner.

As práticas estão baseadas nas Leis de Diretrizes e Bases (LDB ) e nas experiências de alguns países e escolas estrangeiras, tais como: Finlândia, Cingapura, Summit Public Schools (USA) e Escola da Ponte (Portugal), bem como as escolas Lumiar, Amorim Lima e Projeto Âncora, todas no Brasil. A Metodologia é baseada em projetos, oficinas e pesquisa.

1. Gestão Participativa:

Se quisermos contribuir na formação de sujeitos autônomos – críticos, participativos e responsáveis, que exercitem a colaboração e a solidariedade – temos o desafio de construir uma educação democrática. Precisamos dar voz às crianças e adolescentes, encarando-os como atores centrais do processo educativo e propor uma construção coletiva do espaço, onde todos estão comprometidos e são responsáveis pelas relações que ali se estabelecem.

A democracia não é apenas um conteúdo do currículo a ser estudado, necessariamente é uma experiência a ser vivida cotidianamente. Para tanto, as funções dentro da escola foram redefinidas: a gestão deixa de ser hierárquica e tornar-se horizontal, democrática e participativa envolvendo educadores, estudantes e a comunidade escolar através de assembleias, comissão avaliativa da equipe, avaliação da equipe pelos estudantes, tomada de decisões em conjunto com equipe gestora e educadores e integração dos pais parceiros.

2. Currículo:

O currículo foi transformado de um conjunto de informações a serem transmitidas em um conjunto de práticas investigativas e realizadoras em que o estudante é o próprio agente de investigação e o educador, o mediador e orientador desse processo. O objetivo é desenvolver proficiência acadêmica, habilidades e competências relevantes para a vida e a sociedade, tais como: orientação sexual/relacionamentos, inteligência socioemocional, educação política, orientação sobre drogas e ciberdependência, entre outros.

Isso inclui tornar a instituição em um polo de conhecimento e cultura onde os estudantes estreitem seus laços de pertencimento e afetividade com a comunidade a fim de gerar melhorias na sociedade.

O currículo passou a integrar práticas que promovem uma nova forma de relação do ser humano com o contexto planetário (Morin), ou seja sustentabilidade social, econômica, ecológica e cultural.

3. Ambientes Escolares:

A escola deve ser um espaço onde o estudante sinta prazer em estar, reconheça sua responsabilidade na manutenção, potencialize sua criatividade e autogestão e promova a valorização da diversidade e das diferenças, colaborando com a promoção da equidade.

Neste sentido, o Instituto vem transformando seu espaço com a participação da comunidade escolar e dispõe, por exemplo, de salas de pesquisa nas quais os estudantes são os protagonistas do próprio aprendizado, trabalhando em grupos (muitas vezes com colegas de outras turmas), utilizando recursos digitais e orientados por educadores de diversas disciplinas.

4. Metodologia:

O protagonismo, a personalização e o trabalho com projetos são as principais ferramentas metodológicas do Raízes. Institucionalizamos em nossa grade curricular um espaço para os estudantes elaborarem e colocarem em prática projetos de seu interesse.

Utilizando um roteiro de estudos com objetivos a serem alcançados, os estudantes são incentivados a organizar e construir seu próprio percurso educacional, utilizando habilidades cognitivas como organização, síntese, gestão de tempo e pesquisa, além de outras habilidades como trabalho em equipe, responsabilidade e resolução de conflitos.

A personalização se dá por meio do reconhecimento de cada estudante com um ser singular que deve pautar seu aprendizado e desenvolvimento de acordo com seus interesses, habilidades e ritmo. Todo o processo é acompanhado por tutores específicos e apoiado pela equipe gestora.

5. Envolvimento com a comunidade:

A escola deve ser um espaço de construção de conhecimento e cultura e ser reconhecida pela comunidade como tal. Este reconhecimento só é alcançado quando a escola se abre à articulação como a comunidade, buscando sua participação e apoiando ações comunitárias para o desenvolvimento social.

Desta forma, realizamos ações como a sinalização da trilha para as cachoeiras em Boiçucanga, em parceria com a Prefeitura, Parque Estadual, USP e empresários locais e a organização da Feira de produtores locais e produtos orgânicos em que os produtores vendem seus produtos diretamente aos consumidores, desenvolvendo a economia local de maneira sustentável.